sábado, 15 de setembro de 2012

Algumas fotos da ordenação subdiáconal do seminarista Fábio S. Wagner

No domingo, 12 de fevereiro, o então subdiácono Fábio da Silveira Wagner, um porangabense, foi Ordenado Diácono na Catedral Armênia Católica São Gregório Iluminador, na cidade de São Paulo, tendo como Bispo ordenante S.E.R. Dom Vartan W. Boghossian, sdb.


O neodiácono tem 34 anos, seus pais são o Sr. Antonio Domingos Wagner e a Sra. Maria Assunção da Silveira Wagner, ambos também porangabenses, desde pequeno ele tomou parte das atividades pastorais da Paróquia de Santo Antonio de Porangaba. Ao ingressar mais tarde no Seminário Diocesano de Itapetininga, cursou seus estudos em Filosofia em Sorocaba. Já em seus primeiros anos de Seminário sentiu-se chamado ao trabalho com os católicos orientais.


Foi realizar o curso de Teologia junto ao Seminário Arquidiocesano de São José do Rio de Janeiro, em seu último ano de estudos teológicos, com a permissão de seus superiores, entrou em contato com o Exarcado Apostólico Armênio da América Latina, (o qual reune todas as paróquias armênias católicas dessa região), sendo aceito como seminarista do mesmo, indo a partir de então, periodicamente, à Paróquia Armênia Católica de São Paulo para a realização de trabalhos pastorais.


Ao terminar seus estudos teológicos no Rio de Janeiro, recebeu o Subdiaconado na catedral Armênia Católica, na Cidade de São Paulo, partindo em seguida à Argentina, onde permaneceu por um ano, para iniciar os estudos da língua, cultura, história e liturgia armênias, junto a Catedral Armênia Católica de Nossa Senhora de Narek em Buenos Aires.


Seguindo a tradição bíblica e a prática do Oriente Cristão, como sinal da consagração de sua vida ao serviço a Deus, o novo diácono recebeu o nome religioso de Mikael, sendo então sacramentalmente configurado ao Cristo que se fez servidor de todos (cf. Mc 10,45).



Como Diácono, Mikael deverá dedicar-se ao Anúncio do Evangelho, às obras caritativas, ao auxílio a seu Bispo e demais sacerdotes na celebração Eucarística, nos funerais, a orar na Liturgia das Horas em nome da Igreja e por ela apresentar a Deus as preces dos todos os fiéis.


Agora partirá, no fim de fevereiro para a Armênia, para uma estadia de seis meses em Yerevan, capital desse país, para um maior contato com a espiritualidade, idioma, cultura e tradições armênias. Assim exercerá sua diaconia, orientado pelo clero armênio católico local, como parte de sua preparação ao presbiterato e ao serviço na Igreja.




Por essa diaconia do Evangelho, Mikael se soma a todos tantos porangabenses, que ouvindo o chamado, renunciam às suas “casas, irmãos, irmãs, pai, mãe, filhos ou campos” por causa do Reino dos Céus (cf. Mt. 19, 29), para assim, numa maior liberalidade, servir onde for enviado.  


2 comentários:

  1. Ir. rosinha muita linda a cerimonia de Ordenacao do Mikael. Que Deus ilumine a Comunidade Armenia e lhes conceda muitas vocacoes...
    Um grande abraco daqui de Boston.
    Ir. Natividade

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ir. Natividade,
      Graça e Paz.
      Quando retornar ao Brasil irá pessoalmente conhecer essa linda comunidade.
      Obrigada
      Com carinho
      Ir. Rosinha Megdessian, fsp

      Excluir