sexta-feira, 6 de setembro de 2013

Monjas Cistercienses na Síria para Obama


MONJAS CISTERCIENSES NA SÍRIA PARA OBAMA: 

“MANDE-NOS SUAS ORAÇÕES, NÃO SUAS BOMBAS!”



As monjas Cistercienses que mudaram-se em 2005 para um mosteiro em Azeir,... norte da Síria, acompanharam o apelo do Papa Francisco pela paz feito no Angelus. Elas escreveram uma carta, dirigida ao mundo inteiro, contra a intervenção militar na Síria. Alguns trechos foram divulgados pelo Catholic World Report.

“Olhamos para as pessoas ao nosso redor, para os nossos trabalhadores que se perguntam todos os dias espantados, apreensivos : " Eles decidiram nos atacar?".

Hoje fomos para Tartous ... sentimos a revolta, a impotência , a incapacidade de encontrar um sentido para tudo isso: as pessoas tentam dar o seu melhor no trabalho e viver normalmente. Você vê os agricultores irrigando a sua terra , os pais comprando notebooks para as crianças, pois as escolas estão prestes a começar, crianças desconhecidas pedem um brinquedo ou um sorvete ... você vê os pobres, muitos deles tentando conseguir algumas moedas. As ruas estão cheias de refugiados "internos" da Síria, que vieram de todas as partes para a única área que ainda é relativamente habitável .... Você vê a beleza destas montanhas, o sorriso no rosto das pessoas, o olhar bem-humorado de um garoto que está prestes a se juntar ao exército e nos dá os dois ou três amendoins que ele tem no bolso, como um símbolo de "união " ... .

E então você se recorda que 'eles' decidiram nos bombardear. Isso mesmo ... “Porque é hora de fazermos alguma coisa ", como está escrito nas declarações dos homens importantes, que estarão tomando seu chá amanhã , enquanto assistem TV para ver o quão eficaz será a sua intervenção humanitária ....

Será que eles vão nos fazer respirar os gases tóxicos dos depósitos que atingirão, de modo a nos punir pelos gases que nós já respiramos?

As pessoas estão com seus olhos e ouvidos em frente à televisão : todos eles estão esperando uma palavra de Obama!

A palavra de Obama? Será que o vencedor do Prêmio Nobel da Paz pronunciaria uma sentença de guerra contra nós? E onde fica toda a justiça, todo o senso comum , toda a misericórdia , toda a humildade, toda a sabedoria ?

O Papa falou, Patriarcas e Bispos têm falado, inúmeras testemunhas falaram sobre isto, analistas e pessoas de experiência têm falado, mesmo os opositores do regime falaram .... No entanto, aqui estamos todos , esperando apenas uma palavra do grande Obama? E se não fosse ele, seria outra pessoa. Não é ele que é "o grande", é o maligno, que nestes dias está realmente agindo.

O problema é que tornou-se muito fácil passar mentiras por gestos nobres, passar um implacável interesse próprio como se fosse a busca de justiça, passar a necessidade de parecer forte e exercer o poder fora como se fosse uma "responsabilidade moral não desviar o olhar ... "

E, apesar de todas nossas globalizações e fontes de informação , parece que nada pode ser verificado. ... Ou seja, eles não querem que haja qualquer verdade, ao passo que a verdade existe e alguém honesto seria capaz de descobri-la, se eles realmente quisessem procurá-la juntos, se eles não fossem impedidos por aqueles que estão a serviço de outros interesses.

Ler e partilhar esta carta. Orar por eles agora e novamente em 7 de setembro. E enviar esta carta a seus representantes no Congresso, no interesse da justiça, do bom senso, da misericórdia, humildade e sabedoria”.

A carta completa, em inglês, pode ser lida aqui:
http://www.catholicworldreport.com/Blog/2538/a_letter_from_trappist_nuns_in_syria_blood_fills_our_streets_our_eyes_our_heart.aspx#.UicF8j_OBAD

Nenhum comentário:

Postar um comentário