quinta-feira, 25 de setembro de 2014

SANTUÁRIO NACIONAL DA APARECIDA
Peregrinação Anual

Santa Missa Armênia na intenção dos Peregrinos

Entrada (3)
     Ó Mãe de Deus toda bendita, que concebestes ao Verbo sem começo e engendrastes ao Deus incompreensível, vós que levastes em vossos braços ao Inabarcável, intercedei diante dEle sem cessar por nossas almas.

Leitura
Antífona(87)   (Salmo 64,2-3a)

                2Ó Senhor, convém cantar vosso louvor
                 *com um hino em Sião!
                3aE cumprir os nossos votos e promessas,
                 *pois ouvis a oração.

Leitura do livro do Apocalipse (12,1.5. 13a. 15-16a)

            1Então apareceu no céu um grande sinal: uma mulher vestida com o sol, tendo a lua debaixo dos pés e, sobre a cabeça, uma coroa de doze estrelas. 5E ela deu à luz um filho homem, que veio para governar todas as nações com cetro de ferro. Mas o filho foi levado para junto de Deus e do seu trono. 13Quando viu que tinha sido expulso para a terra, o Dragão começou a perseguir a Mulher que tinha dado à luz o menino. 15A Serpente, então, vomitou como um rio de água atrás da Mulher, a fim de a submergir. 16A terra, porém, veio em socorro da Mulher.

    





A Imagem de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, é de argila e foi encontrada no rio Paraíba na segunda quinzena de outubro de 1717, medindo 40 centímetros de altura. Em 1978, após o atentado que a reduzira em quase duzentos fragmentos, foi totalmente reconstituída pela artista plástica Maria Helena Chartuni.








Evangelho (826)
Aleluia(587 - Salmo 7,8)

      Aleluia. Aleluia.
        A assembléia dos povos te rodeie,           
          alto sobre ela te assentas.
       Aleluia.


Santo Evangelho segundo João (2,1-11)


Sobre Nosso Senhor Jesus Cristo.


       1No terceiro dia, houve um casamento em Caná da Galiléia, e a mãe de Jesus estava lá. 2Tam-bém Jesus e seus discípulos foram convidados para o casamento. 3Faltando o vinho, a mãe de Jesus lhe disse: “Eles não têm vinho!” 4Jesus lhe respondeu: “Mulher, que é isso, para mim e para ti? A minha hora ainda não chegou”.

      5Sua mãe disse aos que estavam servindo: “Fazei tudo o que ele vos disser!” 6Estavam ali seis talhas de pedra, de quase cem litros cada, destinadas às purificações rituais dos judeus. 7Jesus disse aos que estavam servindo: “Enchei as talhas de água”! E eles as encheram até à borda. 8Então disse: “Agora, tirai e levai ao encarregado da festa”. E eles levaram. 9O encarregado da festa provou da água mudada em vinho, sem saber de onde viesse, embora os serventes que tiraram a água o soubessem. Então chamou o noivo 10e disse-lhe: “Todo o mundo serve primeiro o vinho bom e, quando os convidados já beberam bastante, serve o menos bom. Tu guardaste o vinho bom até agora”. 11Este início dos sinais, Jesus o realizou em Caná da Galiléia. Manifestou sua glória, e os seus discípulos creram nele.



A partir de 8 de setembro de 1904, quando foi coroada, a imagem passou a usar, oficialmente, a coroa ofertada pela Princesa Isabel, em 1884, juntamente com o manto azul-marinho.

Oração a Nossa Senhora Aparecida

Ó Virgem Maria, / abençoada sois vós pelo Senhor Deus Altíssimo / entre todas as mulheres da terra. / Vós, sois a glória de Jerusalém,/ vós, a alegria de Israel, / vós, a honra do nosso povo.

     Salve, ó Virgem, / honra de nossa terra, / a quem rendemos um culto de piedade e veneração, / a quem chamamos com o belo nome de Aparecida.

     Quem poderia contar, ó doce Mãe, / quantas graças, durante tantos anos, / vós dispensastes ao povo brasileiro e armênio, / compadecida de nossos males?

     Quisemos cingir vossa cabeça sagrada / com uma coroa de ouro,/ que vos é devida por tantos títulos; / continuai a escutar benignamente nossas preces.

     Quando erguemos aos céus nossas mãos suplicantes, / ouvi clemente, ó Virgem, os nossos rogos; / conservai nossas almas afastadas do pecado / e, por fim, conduzi-nos ao céu.

     Louvor, honra e poder / Àquele que, uno e trino, / nos fulgores de seu trono celeste, / governa e rege todo o universo.

     Nossa Senhora da Conceição Aparecida, / rogai por nós.

Nenhum comentário:

Postar um comentário